Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CÍRIO DE NAZARÉ: a maior procissão católica do mundo


Círio de Nazaré:



É quando é realizada a procissão que leva a imagem da Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré. A procissão geralmente atrai entre dois e três milhões de pessoas às ruas de Belém, tornando o Círio a manifestação religiosa brasileira que reúne mais fiéis em um único dia.

São moradores da cidade e peregrinos que se misturam para pagar e fazer promessas à Virgem ou simplesmente conhecer essa demonstração de fé e cultura popular. De acordo com a Companhia de Turismo do Pará, o número de turistas aumenta ano após ano. Nos últimos seis anos, o número dos que participam do Círio aumentou em 10%, chegando a quase 70 mil fieis ano passado. Um dos momentos mais aguardados por essa multidão é o da romaria fluvial, quando cerca de 700 barcos atravessam 10 milhas da Baía de Guajará seguindo a imagem da santa.

Outro símbolo marcante é a corda que puxa a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no cortejo de domingo. Em 1885, as enchentes que atingiram o mercado Ver-o-Peso, situado às margens da Baía do Guajará fizeram com que romeiros utilizassem uma corda para puxar a berlinda que conduzia a imagem. Daí em diante, a corda incorporou-se de tal forma ao Círio e poder segurá-la passou a ser uma das coisas mais desejadas pelos romeiros na procissão.


A procisão das luzes ilumuninou e coloriu as ruas de Belem

Durante cinco dias, a comunidade religiosa participa de vias-sacras, batizados, casamentos, crismas, bênçãos para enfermos e pagamentos de promessas.

Paralela a esta homenagem ecumênica seguem os festejos populares com brincadeiras, apresentação de grupos de danças, feiras de artesanatos e comidas típicas da região.

O Círio de Nazaré, é uma festa que reverencia a fé e o misticismo do povo cristão.

A fé em Nossa Senhora de Nazaré multiplicada por mais de dois milhões de corações. No Círio 2011, orações viraram poesias aclamadas em atos de devoção ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário