Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA EM TER UM SONO SATISFATÓRIO




SÓ UMA NOITE DE SONO

Assim como muitas outras necessidades vitais do ser humano, pouco se ensina sobre o sono ao longo da vida e principalmente na escola. Assim como também não se fala sobre educação alimentar, financeira e cuidados pessoais de uma forma geral.

O que todo mundo sabe sobre o sono é: Você precisa dormir 8 horas por noite. Até mesmo esta informação está incompleta, insuficiente. O importante mesmo é dormir próximo as 22 horas, quando ocorre o pico da Melatonina, hormônio relaxante e acordar em torno das 7 horas da manhã quando há o pico do Cortisol, hormônio energizante. Ou seja, dormir de 1 as 9 da manhã não é restaurador para a sua saúde, mesmo sendo 8 horas.

Vale lembrar que a maior parte da população adulta no Brasil, sai cedo e chega tarde em casa e assim 8 horas torna-se uma missão quase impossível.

Os reflexos de uma noite mal dormida, seja ela pelo pequeno número de horas ou pelo horário errado, são claros e evidentes, primeiramente a sensação de cansaço, uma maior vulnerabilidade ao estresse, diminuição da concentração, raciocínio e memória, além do humor irritadiço, ansioso e até depressivo. Uma mulher grávida ou com criança pequena, que acorda diversas vezes na madrugada, tem seu emocional claramente comprometido pelo sono insuficiente, assim como pessoas que trabalham em regime de plantão noturno.

O que esperar do trabalhador que acorda as 4 ou 5 da manhã e chega em casa as 21hs e ainda precisa dar atenção a família, arrumar a casa e preparar a comida? Não é a toa que a população parece viver sempre no limite e um atraso no transporte as vezes já se torna suficiente para explodir uma revolta popular. O que dizer então sobre a perda de rendimento no trabalho e na escola? (crianças também acordam excessivamente cedo para irem a escola, que têm seu horário adequado as necessidades dos pais e não delas próprias). 

E a felicidade, o bem estar ficam aonde? Não é difícil entender porque a ansiedade hoje é uma epidemia acometendo inclusive as crianças, que nos dias atuais dormem com seus celulares ao lado da cama e ficam até tarde na internet e aplicativos, enquanto os pais pensam que já foram dormir.

Os notívagos que trocam o dia pela noite também estão mais sujeitos a doenças psíquicas e físicas. Já está provado hoje a relação do sono com a imunidade e diagnósticos diversos como a hipertensão(pressão alta). Pessoas com história de depressão ou outras patologias psiquiátricas na família ficam mais expostas a desenvolvê-las. 

Você consegue viver sem comer? Como você fica quando a fome está muito, mas muito grande? Consegue funcionar normalmente? Da mesma forma é a necessidade de dormir. 

Não adianta só academia, dieta, vitaminas, diversão, tratamentos estéticos para estar bem, é preciso dormir bem ! E principalmente cedo.

Agora você já sabe. Não é só dormir 8 horas por noite. Se deseja viver bem, ter uma saúde física e mental plena e longínqua, faça como você faz com seu celular: Não esqueça de recarregar senão não funciona ou dura pouco.

Quantas horas você dorme por noite? Que horário dorme e acorda?

Dr. Paulo André Issa
medico psiquiatra escritor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário