Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CURCUMA, MAIS CONHECIDA NA AMAZÔNIA COMO AÇAFRÃO DA ÍNDIA, PODE REDUZIR OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO.

A cúrcuma é uma planta asiática cuja principal característica é a forte cor amarela do pó obtido a partir da raiz Pesquisadores da USP e da Unicamp associaram o consumo do pó de cúrcuma à redução da depressão. Também conhecida como açafrão-da-índia, a cúrcuma é uma planta asiática cuja principal característica é a forte cor amarela do pó obtido a partir da raiz.

A cúrcuma, mostrou-se como um alimento promissor, capaz de reduzir alguns comportamentos análogos à depressão humana, em animais submetidos a um modelo experimental para avaliação de substâncias antidepressivas — conta Gizele Barankevicz, responsável pelo estudo.
A pesquisa foi realizada com ratos. Os cientistas aplicaram um teste de natação forçada nos animais — os roedores são colocados em um tanque de acrílico com água para avaliar a imobilidade.

De acordo com os resultados, os ratos que não consumiram cúrcuma apresentaram um comportamento típico deprimido, não tentando fugir da situação.
Já os que consumiram a especiaria tiveram uma redução do comportamento semelhante à depressão. Ao receberem o tratamento, eles tentavam a todo momento nadar e fugir da situação de risco, indicando que o composto preveniu o comportamento depressivo.

A cúrcuma é uma planta medicinal, também conhecida por açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico, muito utilizada para tratamento do fígado ou problemas gástricos.
A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Curcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados pelo preço médio de 10 reais.

Para que serve a cúrcuma

A cúrcuma serve para o tratamento de problemas digestivos, como falta de apetite, indigestão ou acidez gástrica, problemas do fígado e da vesícula biliar, artrite, reumatismo, eczema, asma e psoríase. Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Propriedades da cúrcuma

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

Modo de uso da cúrcuma

A parte mais utilizada da cúrcuma é o seu rizoma, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.
  • Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.

Efeitos colaterais da cúrcuma

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Contraindicações da cúrcuma

A cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.
Fonte: Saúde e Bem Estar
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário