Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

terça-feira, 5 de maio de 2015

Interpol emite alerta global sobre pílula de emagrecimento

A Interpol emitiu, nesta segunda-feira, um alerta global sobre os riscos das pílulas de emagrecimento 2,4-dinitrofenol, ou DNP. A Polícia Internacional classificou o medicamento como uma “droga ilícita e potencialmente letal”. O comunicado foi divulgado pela organização —a pedido de autoridades francesas— duas semanas após a morte da estudante britânica Eloise Aimee Parry, que faleceu depois de ingerir oito cápsulas de DNP.
A agência emitiu o alerta laranja, destinado a chamar atenção da polícia, dos órgãos públicos e das organizações internacionais. A droga, segundo a Interpol, é cormercializada na internet e os vendedores tentavam driblar a fiscalização rotulando o produto como açafrão. A polícia explicou que a substância, embora seja usualmente comercializada como um pó amarelo ou em forma de cápsulas, também está disponível como creme.
“ Além dos perigos intrínsecos ao DNP, os riscos associados ao uso são potencializados devido às condições de fabricação. Além de ser produzido em laboratórios clandestinos, sem nomas de higiene, sem o conhecimento de especialista, os consumidores ainda são expostos a um risco maior de overdose” , afirmou a polícia.
A substância, utilizada pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial, era empregada inicialmente na fabricação de explosivos. Na época, no entanto, observou-se o potencial emagrecedor do produto quando os operários expostos a ele apresentaram aumento significativo do metabolismo e perda de peso.
O uso das pílulas foi proibido na década de 30, quando pesquisadores detectaram inúmeros efeitos colatarais relacionados ao consumo. A ingestão da droga ocasiona um aumento significativo da temperatura corporal — fazendo com que a pessoa “cozinhe” por dentro— por interferir no processo de quebra de gorduras. A energia passa a ser liberada em forma de calor, ao invés de combustível para as funções corporais.
O primeiro registro de morte relacionado ao consumo de DNP aconteceu em 1938, quando um americano faleceu após atingir uma temperatura corpórea de 43,3 graus. Em uma pesquisa recente, cientistas relacionaram a substância à morte de pelo menos cinco pessoas no Reino Unido entre 2007 e 2013, o que indica que a comercialização das pílulas emagrecedoras voltou a subir. Fonte (Jornal o Globo-Notícias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário