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quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ensina-se aquilo que se é

“Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
                   Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava!  Não merecia sua compaixão!
                  O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu: - A natureza do escorpião é picar e isto não vai mudar a minha que é ajudar.” .(Retirado do site www.formador.com.br)

                  Será que já nascemos éticos, solidários, honestos e justos ? Ou isso também se aprende ?
           Não faz muito tempo, ser um bom menino, como dizia o palhaço Carequinha  significava inocentemente “não fazer pipi na cama”. Atualmente, educar vai muito, além disso, é preciso participar ativamente da vida de nossos filhos, acompanhar os primeiros passos, as primeiras palavras, as brincadeiras preferidas, os primeiros desejos e mais ainda, transmitir-lhes valores humanos universais: respeito, cidadania, solidariedade e principalmente ética, sem os quais não há como formar cidadãos preparados para viver em sociedade.
         Infelizmente, nossa época é pobre em ética. Modelos de corrupção, de indignidade, de desonestidade, de sonegação são numerosos em nossa sociedade. Até mesmo em atitudes aparentemente simples. Querem um exemplo corriqueiro? Quando toca o telefone, alguns dizem para o filho: “Fala que eu não estou”.  Ética não é algo flexível conforme o momento ou o contexto. Afinal de contas, não existem “mentirinhas”, mentiras “piedosas” nem mentiras “politicamente corretas”. A postura ética deve prevalecer independentemente se estamos sendo vigiados ou não, os nossos princípios precisam ser bem definidos e não devem mudar de acordo com a conveniência.
                 Pra começo de conversa, quem nunca ouviu a seguinte frase: “Educação vem de berço”. São os pais os educadores fundamentais com os quais as crianças aprendem valores básicos e universais. Os pais são os mestres na formação dos filhos. A criança é uma testemunha atenta da moralidade dos adultos ou de sua ausência. Ela busca sugestões de como se comportar e as encontra quando os pais fazem opções, mostrando, na prática, seus valores e suas opiniões.
             Ainda em se tratando de ética, vale citar Aristóteles quando este menciona que as ações do homem têm como objetivo alcançar um bem, e que esse bem tem relação com o estado de felicidade, tão almejada pelo homem através de uma vida virtuosa. Segundo Aristóteles, a ética está relacionada com a virtude oriunda do aprendizado do homem.
              Ética é uma matéria que faz parte do aprendizado de vida, no qual os pais devem ser os melhores professores. De fato, pais e mestres são figuras centrais no desenvolvimento moral, ou seja, no julgamento que a criança tem sobre o que é certo ou errado.  É necessário que este seja ensinado, corrigido, esclarecido dos conceitos sociais e principalmente de conviver com ações que envolvam ética e moralidade. Mas, na prática, o verdadeiro protagonista desse amadurecimento é ela própria, que constrói desde cedo um conjunto de valores pessoais. 
                  Então, como se ensina ética? Ensina-se aquilo que se é. Nesse sentido, ensina-se pelo exemplo e a colocação dos limites adequados às atuações da criança é uma das formas importantes para se ensinar conduta ética. Trata-se de ensiná-lo a assumir a responsabilidade por suas ações, desde os primeiros tempos de vida. Trata-se de ensiná-lo que os limites de seu próprio espaço terminam ao começar o espaço do outro. Em outras palavras, ética se transmite. O que será apreendido e processado pelos filhos não é o que advém de um discurso verbal, de uma pregação ou de um sermão, mas sim o que eles captam no pensamento e na ação de seus pais.
               Princípios e valores sempre foram e continuarão a ser o que caracteriza a humanidade no homem e continuarão imprescindíveis para nos manter civilizados. Estamos contribuindo verdadeiramente para um mundo melhor, quando ensinamos aos nossos filhos que bens materiais e até mesmo a felicidade se conquistam com condutas éticas e não tentando levar vantagem em tudo, para que no futuro não aceitem, por exemplo, a corrupção como um meio justificado por um fim.
              Ah, ia esquecendo, e respondendo à pergunta do início, a resposta é: Ética e moral são adquiridas e não inatas, são próprias do homem que cria uma natureza moral sobre a sua natureza instintiva. Dessa forma, não existe outro caminho que não seja o da educação e do bom exemplo e estes devem envolver o ser humano em toda a sua amplitude e em suas mais variadas dimensões: social, cultural, familiar, religiosa, da saúde à artística... e trabalhando todos estes aspectos haverá a formação de seres humanos dignos, íntegros, éticos, capazes de exercer sua cidadania.
Christiane Lma- Psicopedagoga e Assistente Social

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