Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A crise nossa de cada dia

Enquanto os verdadeiros culpados pela crise financeira mundial não encontram culpados mais fáceis de serem punidos, vamos extrair algumas lições da crise antes que ela interfira definitivamente em nossas vidas e provoque estragos maiores do que aquele que já surrupiou 50% da nossa mísera poupança aplicada na bolsa de valores.
De fato, não é necessário entender muito de economia ou de finanças para saber que o principal culpado pela crise financeira atual chama-se consumo irresponsável norte-americano, aliado ao capitalismo selvagem alimentado pela ganância das instituições financeiras que estimula a realização do sonho de consumo dos emergentes, também de maneira irresponsável.

Parafraseando o comandante Rolim Amaro, ex-presidente da TAM, “em crises financeiras mundiais não existem culpados”, mesmo porque eles nunca serão encontrados, mas existem lições a serem aprendidas. Lições que há muito tempo já foram assimiladas pelos homens mais ricos do mundo, que sabem como ninguém extrair o melhor das crises para se tornar ainda mais ricos.
O fato é que uma crise dessa proporção vai afetar, como sempre, as camadas menos favorecidas da população: os pobres, os miseravelmente pobres, os emergentes e, em parte, a classe média. Nessa hora, há uma tendência de todos tentarem se proteger do reflexo, principalmente aqueles que têm pouco a perder. Como diria o célebre escritor La Fontaine, há mais de trezentos anos, “os pequenos sofrem com a tolice dos grandes.”
No caso do Brasil, somos doutores em crises financeiras, caos e planos econômicos. Sobrevivemos aos Planos Cruzado, Cruzado Novo, Bresser, Verão, Collor, Collor II e Real, tablita, URV, maxidesvalorização do real, apagão e outras parafernálias econômicas; portanto, nada mais nos assusta. A capacidade de conviver com a incerteza e de prosperar diante dela é apenas um dos motivos pelos quais os executivos brasileiros são cada vez mais requisitados no exterior.
Falar em crise não basta; esconder-se debaixo da mesa, também não; antecipar o sofrimento para ver se passa mais rápido, menos ainda. Antes que ela entre de cabeça na sua vida para subtrair o pouco que você conquistou com muito esforço, aqui vão algumas reflexões úteis para reduzir a ansiedade geral:
1. Não ignore a crise. Pense nas sábias palavras de Arkad, o homem mais rico da Babilônia: é melhor uma pequena cautela do que um grande remorso. Pare de sonhar e acreditar no governo que afirma ter tudo sob controle enquanto o mundo inteiro desaba. Não seja um otimista irresponsável. É óbvio que a crise vai passar; mas, a que custo e em quanto tempo nenhum espertalhão se atreve a dizer.
2. Não superestime a crise. O mundo não acabou na crise de 1929 nem durante a grande depressão dos anos subsequentes; também não implodiu durante a crise do petróleo, em 1973. Da mesma forma, o Brasil não acabou quando o Presidente Sarney decretou a Moratória, em 1987 nem quando um ex-metalúrgico assumiu o governo e passou a contrariar a premonição dos empresários na época. Toda crise tem seu remédio cujo tempo se encarregará de aplicar.
3. Aperte o cinto. Não é hora de sair fazendo dívidas ou de assumir compromissos a perder de vista. O momento requer sabedoria, além de cautela. Vivemos um período de total incerteza em relação ao futuro econômico do mundo. Portanto, enquanto as coisas não se acalmam, procure conter o impulso do consumo. A velha máxima continua a mesma: poupar em tempo de vacas gordas para sobreviver em tempo de vacas magras.
4. Continue trabalhando. Nada de berço esplêndido, a despeito de todo o dinheiro que você possa ter no banco. Quer seja empresário, quer seja empregado, lembre-se: nada supera o trabalho. É na crise que a oportunidade aparece. Dê o melhor de si e agora, mais do que nunca, não perca o seu objetivo e o seu cliente de vista.
Por fim, lembre-se de que você está no Brasil e, graças a Deus, o que não falta nesse país é trabalho. Se você depender do governo para colocar a vida nos trilhos, pode se considerar um bom escravo porque ela não vai além do que o governo ditar como verdade. Faça o seu caminho e não olhe para trás. De acordo com Francis Bacon, político e filósofo inglês, “tudo o que a mente agarra com avidez e tudo em que ela se demora com singular satisfação deve ser tomado com desconfiança.”
Pense nisso e seja feliz!
Fonte: Jerônimo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário