Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sábado, 14 de novembro de 2015

Não há guerra sem razão econômica

Os atentados do Estado Islâmico que assombraram Paris na noite desta sexta-feira (13) estão sendo tratados internacionalmente como um problema apenas de guerra santa, porém, suas motivações econômicas, desencadeadas pela enorme desigualdade social do mundo, caíram em esquecimento. A fuga de refugiados sírios e libaneses, a fome, a falta de trabalho, a discriminação e o abandono de um povo explorado por seus antigos colonizadores são apenas alguns dos fatores que compõem esta equação. Até o petróleo - que atualmente vive um momento de crise, em função da queda de seus preços – encontrou seu espaço dentro desta conjuntura.
Isso porque o contrabando da commodity se tornou a principal forma de financiamento do EI. Em entrevista à revista Exame, o fundador do Instituto de Energia do Iraque, Luay Al-Khateeb, informou que em 2014 a guerrilha já controlava 60% dos ativos de petróleo da Síria. Doações de simpatizantes, saques e “pedágios” deixaram de ter tanta importância e o EI, à época, já tinha capacidade de contrabandear 30 mil barris de petróleo bruto por dia, vendendo-os a preços irrisórios.
A responsabilidade das grandes potências nos conflitos que hoje assolam o Oriente Médio fica cada vez mais evidente. Além da iminente publicação do relatório Chilcot, resultado de investigações sobre o papel do Reino Unido na Guerra do Iraque, o próprio ex-primeiro ministro britânico Tony Blair admitiu à rede CNN no último dia 27 “certa verdade” nas afirmações que atribuem a ascensão do EI à Guerra do Iraque. "Claro que não se pode dizer que nós, que afastamos Saddam, não temos responsabilidade nisso", afirmou.
"Peço desculpas pelo fato de que a inteligência que recebemos foi errada. Também peço desculpas pelos erros no planejamento e, principalmente, pela nossa incapacidade de prever o que aconteceria quando derrubássemos o regime", completou Tony Blair. Contraditório em suas afirmações, ele também opinou que o país está melhor sem Saddam Hussein.
Em sua última biografia, lançada na última terça-feira (10), o ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush também critica com contundência o ex-secretário de Estado Dick Cheney no que se refere à sua reação ao 11 de setembro. De acordo com Bush pai, ele tomou atitudes radicais em relação ao Oriente Médio. O biografado ainda lamentou que Cheney tivesse tanta autonomia durante o governo de seu filho.
O mundo certamente atravessa um momento de crise, em que as proporções da desigualdade social fazem lembrar as invasões dos godos e visigodos à Europa. Esses povos, tidos à época como “bárbaros”, faziam oposição à realidade de riqueza vivida pelo Império Romano e a eles negada. Neste sábado, François Hollande, presidente de um país com a estrutura militar da França, veio a público reconhecer sua impotência no que se refere à segurança do povo francês. Em seu discurso, pediu que as pessoas fiquem em suas casas. Trata-se, na verdade, de uma admissão de falência da autoridade. As autoridades já não conseguem dar garantias de segurança a seu povo e as classes mais pobres continuam sendo as mais prejudicadas. A elite as agride de forma colonial, não permitindo inclusive que elas possam ter voz em seus governos. 
Aqui não se defende o Estado Islâmico nem a covardia das ações que por eles estão sendo tomadas. O que se quer é uma reflexão responsável do mundo e de sua dinâmica de poder econômico. Hoje o que se vê é uma guerra econômica, uma guerra da sobrevivência. De um estado submetido a uma conjuntura de desigualdade internacional, onde crianças morrem nas ruas - seja com tiros de fuzil ou bombas, como quando o Iraque bombardeou a Palestina. O que se quer, portanto, é uma reflexão daqueles que podem e devem viabilizar as soluções do mundo. Qual a forma correta da igualdade, fraternidade e liberdade?
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário