Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Cada crise com sua alcunha.......



Sinais de uma crise que remete aos momentos mais trágicos da História da humanidade eclodem nos quatro cantos do mundo. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, a intolerância, a fome, a violência e a miséria surgem como cicatrizes de um planeta prestes a explodir.
No Oriente, os protagonistas são os jihadistas, os terroristas, os fundamentalistas islâmicos, prontos a detonar sua ira e a degolar suas vítimas em praça pública, exibindo todo o ódio e desprezo pelo Ocidente.

A África, após séculos de exploração, se vê mergulhada na miséria absoluta e na falta total de perspectivas. O continente, berço da Humanidade, só teve importância para o mundo civilizado enquanto tinha riquezas a serem usurpadas. Ou quando o Ebola, que dizimou populações durante anos sob o olhar passivo do Ocidente, começou a ameaçar europeus e norte-americanos. Sem saneamento básico, sem escolas, sem hospitais, a África vive em ebulição por conflitos internos e vê crescer os tentáculos do terror, sob a face assustadora do Boko Haram.
Para tentar escapar da morte certa, seja na guerra civil da Síria, seja na miséria da África, imigrantes apostam suas últimas fichas na fuga rumo à Europa. Mas os que sobrevivem ao caminho, em botes no Mar Mediterrâneo ou por árduas travessias por inóspitas terras turcas, não encontram europeus de braços abertos. Muito pelo contrário. A xenofobia se acirra, o cerco aos imigrantes é implacável, e a política de segregação se acentua.


Os protagonistas que fazem o mundo entrar em ebulição nos quatro cantos
Os protagonistas que fazem o mundo entrar em ebulição nos quatro cantos

E como se a realidade desses refugiados já não fosse cruel demais, eles enfrentam o deboche europeu estampado nas páginas de publicações como o Charlie Hebdo, e agora ainda vivem a chocante realidade de milhares de crianças imigrantes exploradas e prostituídas em terras europeias. 
Na América do Norte, as eleições nos Estados Unidos são o retrato de uma potência em pânico pelo terror e pelas incertezas econômicas. O folclórico Donald Trump é a maior força entre os republicanos, com seu discurso bélico, de ódio aos imigrantes e que remete aos piores tempos do imperialismo americano. Do lado dos democratas, quem lidera é Hillary Clinton, mulher de um ex-presidente que não teve forças para ser líder e eleger seu sucessor.
Na América Latina, os protagonistas são a corrupção, o mensalão, o petrolão que dizimam a imagem de segmentos da classe política e empresarial, e instauram uma crise institucional sem precedentes. Os personagens também são a crise econômica e política que leva nações ao desemprego e deixam milhões sem perspectivas. São o tráfico que mostra a sua força com chefões que se impõem, em morros ou palacetes, deixando cair por terra políticas de pacificação e de soberania do Estado. São a falência da saúde pública e, como se não bastasse, a Zika, vírus tipo exportação que chama a atenção do mundo, e ameaça fazer surgir uma geração de fetos com microcefalia.
E na ciranda financeira do mundo, os juros próximos a zero fazem com que aqueles que tomam dinheiro paguem no máximo 10% ao ano, o que não sustenta a ostentação do mercado financeiro, que apela para especulação para faturar, acelerando e aprofundando a pobreza. Em países com superpopulação, como a China, a Índia e o próprio Brasil, esta gangorra especulativa acirra a desigualdade social, levando milhões à pobreza absoluta.
O que esperar do povo que, no Oriente ou no Ocidente, na Europa ou na América Latina, vê crescer o ódio, a desigualdade, a fome e o desemprego? O que esperar do povo que vê acusados de corrupção circularem livremente, beneficiados por delações, apesar de serem os responsáveis pela crise e desemprego?
O mundo vê a classe política hoje como o mundo via a monarquia e os reis, que só ajudavam a Corte. Até que vieram os miseráveis e a Revolução Francesa. É isso que o mundo está esperando?

Fonte:  Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário