Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Em um ambiente dominado por homens, a mulher não pode ter medo de ser mulher........

A história das mulheres é uma história de lutas e de combate às diferentes formas de manifestação das opressões. O que a literatura pertinente costuma definir como patriarcado, dominação de classe, dominação racial e dominação sexual está diretamente relacionado a estas experiências sociais e, mesmo hoje diríamos que ainda estamos longe de tê-lo superado. 

Para compreender porque as mulheres nos espaços institucionalizados da política e do poder, a exemplo do parlamento brasileiro , estão em desvantagem ( e até excluídas) é necessário compreender primeiro porque as mulheres de uma forma abrangente e generalizada, mesmo após três grandes ondas de conquistas feministas no país e uma recente entrada numa "quarta onda", se encontram sistematicamente em desvantagem social , política, simbólica e econômica em relação aos homens. 


Voltando mais precisamente para o nosso Estado do Amazonas, não poderia deixar de mencionar e elogiar a conduta firme e corajosa da parlamentar Deputada Estadual Alessandra Campêlo, uma voz praticamente solitária na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas na busca da verdade referente ao escândalo que está ocorrendo na Secretária de Saúde do Estado. Não estamos falando somente em milhões de reais conforme foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, mas o prejuízo incalculável que esta corrupção causou à inúmeras pessoas que ficaram e ainda estão sem o atendimento médico necessário, e outras que certamente vieram à falecer por falta de recursos estruturais dos hospitais, crise esta propagado amplamente pelo governo do Estado antes do escândalo vir ao conhecimento público.

A nobre deputada demonstrando sua lealdade aos eleitores que depositaram nela a esperança de representá-los de forma transparente e com ética parlamentear, fez jus aos votos recebidos, contrariando a maioria dos parlamentares da casa, passou a cobrar uma investigação transparente sobre o escândalo através de uma CPI que até o presente momento está sendo ignorada pela maioria dos deputados, alegando estes que se trata de "projeto eleitoreiro. Esquecem os ilustres parlamentares que desvio de recursos públicos é corrupção e merece prioridade de investigação em um parlamento sério e independente e a punição dos responsáveis por este escândalo que macula e coloca em questão a credibilidade do já tão desgastados políticos amazonense.

A nobre Deputada, continuou sua peregrinação em busca da justiça, e na data de hoje, conforme noticiários local, conseguiu uma liminar junto ao Desembargador João Mauro Bessa, para que o Secretário de Educação do Estado, seja obrigado a prestar os devidos esclarecimentos sobre o escandaloso golpe na saúde pública. Uma vitória da coragem e perseverança de uma mulher que está fazendo justiça ao mandato para qual foi eleita. Não a conheço pessoalmente Deputada Alessandra Campêlo, mas sua atitude me dá um pouco de esperança que podemos sim sonhar com um parlamento composta de pessoas devidamente comprometidas com a coletividade, principalmente os mais necessitados. Termino com um pequeno poema de um escritor desconhecido que diz assim: " As vezes a fragilidade esconde a heroína. As vezes o medo encobre a coragem de lutar. Das cólicas incomodas ao sorriso largo. Do virar e dizer: e eu como fico? Dos sentidos aguçados de uma vigília absoluta. Dos amores e nunca ódios. Mulher sempre mulher. Mulher adjetivo de amor. Mulher resumo de alegria. Textos de sensibilidades. Mulher apenas mulher. De vocês é meu mundo. De vocês são meus sonhos". Parabéns Deputada Alessandra Campêlo. 


Ronald Brito Lameira (Acadêmico em Direito e Filosofia)
Presidente da Associação Esportiva Paramazonas     

Nenhum comentário:

Postar um comentário