Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

segunda-feira, 13 de abril de 2015

IMPOR LIMITES É O QUE CRIA FILHOS MAIS SAUDÁVEIS

"Birra, dizer "não" aos filhos, faz com que eles se fortaleçam e criem autonomia para encarar a vida"


Crianças francesas não fazem manha, diz o livro da jornalista americana Pamela Druckerman. Mas as brasileiras também não deveriam fazer, bastando para isso que os pais soubessem impor limites desde a infância. Para discutir as consequências da educação contemporânea, a próxima edição dos Encontros O GLOBO Saúde e Bem-Estar, com o tema “Como estabelecer limites para ter filhos saudáveis”, abre o debate ao psiquiatra Fábio Barbirato, chefe do serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa de Misericórdia do Rio; e à educadora Tania Zagury, autora dos livros “Limites sem trauma” e “Educar sem culpa - A gênese da ética”, entre outros. O evento tem mediação da jornalista do GLOBO Viviane Nogueira, editora assistente de Sociedade, e coordenação do médico Cláudio Domênico, curador do evento.

As crianças reclamam, mas gostam de limites preestabelecidos. Essa educação sem limites cria sociopatas e jovens com problemas de relacionamento social diz Domênico, que acredita que hoje muitos pais delegam a criação dos filhos à escola. O que a gente quer mostrar é a importância da família na construção da saúde emocional das crianças - explica.

SEM REGRAS, SEM AUTONOMIA
Dizer não aos filhos é difícil, mas dizer sim o tempo todo pode transformar uma criança mimada em um adulto sem autonomia, eternamente dependente dos pais. Essa teoria será demonstrada cientificamente pelo psiquiatra Fábio Barbirato, que dá como exemplo uma escola da Zona Sul do Rio, que manda e-mail para os pais perguntando se os alunos do 9° ano (adolescentes de, em média, 14 anos) fizeram os trabalhos de casa.

Daqui a três anos essas pessoas estarão indo para a universidade, que autonomia têm? Os pais têm obrigação de dar limites, não podem ser reféns dos filhos, até porque as crianças não vão descobrir isso sozinhas e, lá na frente, tomarão uma pancada da vida - defende o psiquiatra.

Para ele, as conquistas de todos, principalmente das crianças, devem vir através do mérito. Não sendo assim, as atitudes só vão estimular o famoso “jeitinho”. Outra crítica é em relação aos pais “amiguinhos” dos filhos:

Mãe que se veste com a saia igual à da filha não tem identidade, sem isso não tem respeito.

A educadora Tania Zagury atribui a falta de limites a uma interpretação errada, de 40 anos atrás, quando se achou que a imposição de regras acarretava problemas emocionais - período que coincide justamente com a infância de quem é pai hoje.

A função principal dos pais é formar a moral e a ética dos filhos, mas hoje a maior preocupação dos pais parece ser fazer a felicidade das crianças - observa. - Só que, se os pais fizerem tudo o que os filhos querem, a criança cresce com uma visão distorcida do mundo, não fortalece a capacidade de ouvir os “nãos” da vida.

EDUCAÇÃO COMO PREVENÇÃO
É difícil, mas necessário. A própria educadora admite que ninguém gosta de ver os filhos chorando.

As coisas estão tão invertidas que a mãe que educa, hoje, diz que é durona. Mas, na verdade, essa mãe educa diz Tania.

Hábitos de leitura, de alimentação e de vida também estarão em pauta nesse encontro sobre saúde emocional. Isto porque o médico Cláudio Domênico acredita que a base da prevenção de doenças é a educação. E educação começa em casa:

O pai obeso, que come mal, não pode reclamar que os filhos comem mal. A mesma coisa com aquele que nunca deu um livro de presente para o filho, mas cobra que ele leia. São os exemplos.

Limite, como lembra Domênico, nada tem a ver com castigo. E os critérios variam, já que não há uma criança igual a outra.

Nós gostamos muito de modelos, mas nesse caso as coisas são construídas com diálogo, ouvindo os filhos. Eles também nos dizem muito, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário