Se você é chamado de "neurótico" nos dias de hoje, até pode ser considerado um insulto. Sim, existem pessoas com suas próprias excentricidades pessoais que são chamadas neuróticas mas simplesmente porque elas são um pouco diferentes, e isso é visto não como uma condição, mas como um traço de personalidade irritante. Mas isso representa um equívoco flagrante do que realmente no que se passa no neuroticismo. Para muitas pessoas, sendo neurótica simplesmente significa que você está ficando maluca.

A principal coisa a entender é que ser neurótico é, em muitos aspectos, apenas o seu próprio tipo de ansiedade. É definido como pessoas que mostram uma predileção acima da média para uma variedade de emoções negativas, tais como:

Ansiedade
Inveja
Ciúmes
Culpa
Depressão
Por exemplo Uma pessoa neurótica é alguém que lhe liga imediatamente após o envio de um e-mail para se certificar de que você o obteve ou expressa um ciúme emocional quando alguém olha para o seu parceiro de relacionamento. Sinais de hipocondria também têm a sua relação. Agora, nem todo mundo que é ciumento, ansioso ou tem sentimentos de culpa vai ser neurótica, assim como muitas pessoas que são neuróticas não mostram sinais de ansiedade.

Resumindo
A diferença não é notável, mas é o suficiente para que certamente haja uma diferença entre aqueles que são neuróticos e aqueles que não são neuróticas, e não é uma condição que é imaginária.
Fale com o seu psicólogo, ele certamente tem as ferramentas que vão fazer a diferença e o ajudar.